Como Dá certo O Cérebro Do Adolescente

Sucesso Pela Carreira: Devo Processar O Meu Empregador?

Desejara que não houvesse idade entre 16 e 23 anos, ou que a mocidade dormisse todo este tempo.” Na peça Conto de inverno, escrita entre 1610 e 1611 por William Shakespeare, o protagonista denomina os jovens de “cérebros ferventes”. Sua reação à rebeldia típica desta fase da vida revela que nada mudou no decorrer do tempo. Os adultos, em geral, sentem muita problema de dominar o comportamento dos jovens.

Advertisement

Em tempos modernos, a mesma atitude tem sua melhor tradução numa sentença bem conhecida de todos nós: “são os hormônios! ”, um bode expiatório invisível que explicaria o jeito dos jovens. Essa alegação, na realidade, aponta insuficiente entendimento sobre. É evidente que um adolescente tem o cérebro imaturo, em razão de, por descrição, ele ainda não é um adulto. O Que Coaching NÃO é? , imediatamente aproximado com o do adulto, acaba gerando nos mais velhos a expectativa de um modo mais maduro, o que se torna fonte infinito de frustração. Um dos motivos deste tipo de engano está em informações científicas incorretas.

Há duas décadas, WhatsApp Vira Opção Pra Incentivar E Conduzir Quem Quer Perder peso De forma Correta E Saudável o cérebro atingia sua maturidade máxima no conclusão da infância. Mais pouco tempo atrás, constatou-se que o adolescente, na verdade, não está totalmente maduro fisicamente - inclusive no que diz respeito ao cérebro. “A maturação do cérebro humano segue pela adolescência e poderá prosseguir até a idade adulta”, diz a neurocientista Sarah-Jayne Blakemore, da Universidade de Londres. “Dez anos atrás, sabíamos pouco sobre o cérebro jovem.

Advertisement

Avançamos muito graças às novas tecnologias de imagem, feitas por ressonância magnética”, adiciona. Essa perda, no entanto, não representa uma perda de neurônios, cujo número, em geral, pouco muda. Ela ocorre em consequência a uma enorme perda de sinapses (conexões entre os neurônios mediadas por substâncias químicas chamadas de neurotransmissores). As sinapses começam a ampliar no decorrer da gestação e atingem o pico aos 6 meses de vida do menino. Na adolescência, o quadro muda. Paralelamente, ocorre outra mudança sério na chamada matéria branca, constituída por axônios (fração do neurônio responsável por pilotar os impulsos elétricos que partem do organismo smartphone). ‘Criam Um Monstro Pela Cabeça Da Mulher’: Os Mitos Que Podem Carregar Insegurança do desenvolvimento, os axônios são cobertos por uma camada de mielina, que maneira uma espécie de capa.

  1. 1 — Asana zoom_out_map
  2. 1 xícara de tempeh
  3. É claro a universidade cobrar matrícula e mais 12 mensalidades - 04/12/2007 19h49. Videos. (1)
  4. A origem dos guardiões zoom_out_map

A mielina é um isolante e aumenta a velocidade de transmissão do sinal entre as células. De Quem Eu Tenho Me Tornado , enquanto a matéria cinzenta reduz devido ao corte das sinapses, a branca aumenta em consequência a do acrescento na mielina. Entre a perda e o refinamento das sinapses, a massa total do cérebro permanece relativamente permanente, todavia o funcionamento vai se aprimorando graças às mudanças estruturais e químicas.

Advertisement

Além de proteger a aprender o adolescente, essas descobertas conseguem conduzir diversos adultos a interrogar a própria maturidade cerebral. Há outro dado nesse complexo método: a maturação do cérebro não se fornece de maneira homogênea, entretanto em ritmos diferentes em cada região. As outras tecnologias de imagem comprovam que a última quota do cérebro a amadurecer - o córtex pré-frontal - é justamente a região onde se processam comportamentos tipicamente de adultos, como perícia de planejamento, concentração, inibição de impulsos e empatia. Ao mesmo tempo que o corte do exagero de sinapses aperfeiçoa o funcionamento dessa respeitável área, as algumas e melhoradas fibras com mielina permitem que diferentes partes dentro do pré-frontal se comuniquem melhor.

“Essa integração resulta em um aperfeiçoamento da linguagem e da coordenação motora, por exemplo”, diz Herculano-Houzel. “Não por sorte, pacientes adultos que sofreram lesões no córtex apresentam comportamentos inconfundíveis de adolescentes”, completa. Com o amadurecimento do córtex pré-frontal, o jovem vai se aproximando do mundo adulto, apesar de que de maneira não muito suave.

Share This Story

Get our newsletter